a c i d  i n s t a n t  m e s s e n g e r

Índice:

Apresentação
O AcidIM é um software de Instant Messaging em CGI, desenvolvido com Perl. Tem o intuito de poder ser executado em qualquer lugar, desde que haja um browser capaz de exibir frames e executar JavaScript (provavelmente em futuras versões, teremos algo somente para modo texto).

Copyright
Este sistema foi desenvolvido por Leandro Pereira, e está na GNU GPL. Basicamente, você poderá usar o software, e se fizer alguma modificaçãoo, terá que deixar livre para que outros usuários também possam fazer o mesmo. Lógico que gostaria de receber uma copia :)

Instalação
Os requisitos para este software são:

  • Um servidor Web capaz de executar scripts CGI.
    (o sistema foi desenvolvido em Apache 1.3.12)
  • Um interpretador Perl, versão 5.
    (o sistema foi desenvolvido com Perl 5.005_03)
  • Um editor de arquivos
    (usei o joe, mas você pode gostar de outro :)
  • Um navegador para testar :)
    (o sistema foi testado com Netscape 4.6 e 4.7)
Mesmo não tendo funções dependentes de sistemas operacionais, recomendo que a instalação do pacote seja feita em algum ambiente Unix. Em minha box Linux (distribuicao Debian, versão 2.2), tudo ocorreu muito bem :)

Tendo todos estes requisitos, a instacao é muito simples: basta criar um diretorio em algum lugar do servidor que os scripts CGI possam ser executados, fazer o upload dos arquivos e diretorios, e ajustar os modos dos arquivos desta forma:

  • Arquivos .pl: 755
  • Arquivos .txt: 777
  • Sub-Diretorios e arquivos internos: 777
Agora será necessário testar o sistema -- aponte o seu browser para onde o cadastra.pl está. Cadastre-se, e acesse o acidIM com seu nome de usuário e senha. Agora, leia a seção de observacoes!

Se tudo ocorreu bem, voce deverá ver a lista de contatos e uma mensagem do Sistema. Caso algo de errado, leia essa seção com cautela e tente novamente!

Uso
A interface do sistema é muito parecida com softwares como ICQ (http://icq.com), portanto não haverá muitas explicações aqui.

Basicamente, existem três opcoes na lista de usuarios:

  • O botão "camera": caso o usuário esteja executando o software camserv (procure em freshmeat.net), será possivel ver, em tempo real, a imagem da camera deste usuario!
  • O botão "mensagem piscando": se este icone aparecer, é porque alguém enviou uma mensagem a você, clique-o para le-la! :)
  • O nome do usuário também serve para você enviar uma mensagem a ele. Experimente enviar uma para o Sistema (:
Abaixo, existem mais dois botões:
  • Adicionar: como o nome já disse, serve para adicionar usuários em sua lista de contatos.
  • Sair: Sem comentarios :P
Novas versões
Todas as novas versões serão anunciadas na freshmeat. O download destas podem ser feitas no site do acidIM em http://acidim.sourceforge.net. Observações sobre segurança
As senhas dos usuários não serão encriptadas, portanto utilize o arquivo .htaccess (em caso do Apache, outros servidores eu desconheço), como mostrado a seguir, para que o arquivo não possa ser acessado via Web:
                <Files "users.txt">
                order deny,allow
                deny from all
                </Files>
Este é um passo importante para a segurança de seus usuários :)

Outras opções
O AcidIM acompanha três scripts adicionais para acompanhar o status do sistema. São eles: online.pl, offline.pl e usuarios.pl, e tem as funções de exibir os usuários online, offline e todos que estiverem cadastrados, respectivamente.

eof
 

 contato hospedado na SourceForge 

índice


login


download